sábado, 3 de dezembro de 2011

Saúde




Muito se fala sobre “SAÚDE”, e não são poucos os sites e blogs relacionados a esse assunto, com uma vasta rede de informações de boa, e de má qualidade, sobre doenças, remédios, mitos e muito mais. A “SAÚDE” vem sendo amplamente debatida, mas afinal, o que é “SAÚDE”? Como conceituar esse termo que tanto nos interessa e muito nos preocupa?  

Falar de “SAÚDE” é, não apenas falar de doenças, tratamentos e curas, mas sim, falar do ser humano em seu âmbito geral, um ser pensante, inserido em um meio com inúmeros fatores, sejam, ambientais, sociais, econômicos e culturais, que influenciam diretamente no seu bem estar, pois ao pensarmos em “SAÚDE”, temos que procurar entender que:

Mais do que a ausência da doença, pode se afirmar que “SAÚDE” está diretamente relacionada ao bem estar do individuo, na forma de “SER HUMANO”, tendo em vista o cenário a qual estão inseridos, entre diversos outros fatores.

De acordo com a Organização Mundial De Saúde (OMS):

“Saúde é o completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença”

Sendo assim, podemos compreender que a “SAÚDE”, não é apenas um processo bilateral entre presença e ausência de fatores que comprometa a boa função do organismo humano. Apesar de esse sistema ser usado na prática pra diagnosticar o estado de “SAÚDE” do individuo, isso significa apenas que a informação sobre a falta de saúde é mais utilizada.

Ter “SAÚDE” é estar bem com você mesmo, é viver em um ambiente seguro, confortável e agradável. É estar bem com o mundo ao seu redor, com a natureza, com a sociedade e com a sua cultura. Ter “SAÚDE” é ter condições dignas de vida, é muito mais do que, simplesmente, ter o que comer e o que beber. É ter trabalho, estudo e diversão.  É ter liberdade e consciência livre. É ter felicidade e vontade de viver.

A “SAÚDE” é o processo “gradual e infinito” de bem estar biopsicossocial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário