quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Cultura e Saúde


Quando compreendemos que:  "Saúde é o completo bem-estar físico, mental e social, e não meramente ausência de doença”  Logo temos temos que compreender que assim como muitos outros fatores, tais como, socioeconômico e ambiental, a "CULTURA", também está intrinsecamente ligado a saúde e o bem estar.

Então vamos tentar entender um pouco mais sobre "CULTURA" :
     


     Conceito de Cultura

Cultura é o modo como, indivíduos e comunidades respondem as suas necessidades e aos seus desejos simbólicos.

A cultura, assim entendida, engloba a língua que falamos as idéias de um grupo, as crenças, os costumes, os códigos, as instituições, as ferramentas, a arte, a religião, a ciência, enfim, todas as esferas da atividade humana. Mesmo as necessidades básicas da espécie – como reprodução e alimentação – são realizadas de acordo com regras, usos e costumes de cada cultura.

Relação e conceituação de cultura de um grupo com exemplo de manifestação cultural.

Para entendermos melhor, vamos imaginar os grupos sociais como “tribos”. Assim, teremos diversas tribos com idéias e costumes diferentes. Teremos, por exemplo: A “Tribo Norte Americana”, “Tribo Asiática”, “Tribo Brasileira”, entre outras. Podemos ainda dividir esses grupos em subgrupos, o que poderia, por exemplo, no caso da “Tribo Brasileira”, se dividir como, “Tribo Paulista”, “Tribo Carioca”, “Tribo Mineira”, assim, sucessivamente.

Pegaremos então, como exemplo, a “Tribo Mineira”. Essa tribo define-se da seguinte maneira:

- Todas as pessoas nascidas no estado de Minas Gerais, Brasil.
(Logo, faremos parte também da “Tribo Brasileira”, a qual a “Tribo Mineira” se encontra inserida.)

De forma a atender suas necessidades e desejos, a “Tribo Mineira” procura de diversas formas, sejam no âmbito, de saúde, diversão, locomoção, necessidades básicas, entre outros, desenvolverem técnicas e práticas que se enquadrem melhor ao seu cenário social. Surgindo assim uma linguagem própria, alimentação adequada ao seu ambiente, artesanato, músicas, esporte, literatura, etc.

Compreendemos esse conjunto de fatores (técnicas e práticas), como “Diversidade Cultural”, ou seja, a “Cultura Mineira” dentro da “Cultura Brasileira”.
  

*Cultura Mineira




(O texto abaixo foi retirado do Portal Online do Governo de Minas Gerais).

A diversidade cultural de Minas Gerais é uma das riquezas e um dos patrimônios mais importantes do Brasil. É um estado que soube usar todas as suas influências, que soube atrair olhares para sua região, o que resultou na produção de uma sociedade tão autêntica nas suas manifestações e expressões culturais.

O Estado de Minas Gerais detém boa parte do patrimônio histórico nacional e suas cidades centenárias contêm importantes registros materiais que narram episódios importantes da história do Brasil e são palco para manifestações artísticas. O Estado reúne enorme acervo arquitetônico e artístico do período colonial preservado nas cidades de Ouro Preto, Diamantina e Congonhas do Campo, verificado pelas obras em estilo Barroco.

As manifestações folclóricas em Minas têm suas origens nas tradições, nos usos e costumes dos colonizadores portugueses, com forte influência das culturas indígena e africana. Essas influências estão presentes no artesanato, na culinária, nas danças típicas, nas músicas, na literatura, e no folclore, com as manifestações populares. No campo do folclore, as crendices e superstições dos mineiros são cultivadas de geração em geração.

A culinária mineira com seus pratos deliciosos (feijão tropeiro, o angu de milho verde ou de fubá com frango, a paçoca de carne seca, farofas) cria hábitos e costumes na sua população e é a mistura de influências das comidas indígenas, dos escravos africanos, dos portugueses, dos tropeiros.

De Minas saíram várias maneiras do mundo, do próprio estado e do Brasil serem lidos, através das páginas de escritores mundialmente conhecidos, como Carlos Drummond de Andrade. De Minas, floresceram os ideais de liberdade que espalharam-se pelo Brasil. Foram feitos pratos ao sabor mineiro para o Estado ser saborosamente degustado, saíram formas do mundo ser representando, pelas mãos de Aleijadinho, e o sonho do homem voar surgiu da criação de Santos Dumont, sem mencionar os grande feitos de Pelé no futebol.

Talvez o jeito mineiro seja muito mais do que o jeito tranqüilo e agradável de falar. É o jeito de se expressar, de se fazer representar. O jeito mineiro vai além do tradicional pão de queijo, vai além das diversas igrejas e imagens tombadas como patrimônio cultural, vai além da arquitetura. Influenciados por diversos costumes construídos através do tempo e das relações sociais, e apurados pelas fronteiras com outros estados, os mineiros foram construindo seus hábitos. E a partir de tudo isso foi produzida a cultura mineira, com diversos ingredientes se mesclando continuamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário